10 maneiras de... Conservar seus livros


Boa noite! Como estão? Acabaram de chegar alguns livros para mim, ainda faltam dois, mas já vou começar a ler. Peço perdão por não ter postado antes, não vou dizer que foi falta de tempo, pois não foi. Não estava conseguindo elaborar postagens, então deixei o blog sem conteúdo por um tempo. Hoje trouxe 10 maneiras de conservar livros, não dicas muito preciosas, mas vale a pena segui-las para ver o resultado que você terá depois de um tempo.



1- Empilhe corretamente

Você guarda seus livros empilhados? Então saiba que você deve organiza-los por tamanho, sendo os maiores em baixo dos menores, para que eles não fiquem danificados ou marcados. Ah, não faça pilhas com muitos livros!

2- Seu livro não é porta-trecos

Evite colocar flores, folhas, adesivos, clips, etiquetas, recortes e outras coisas dentro de seu livro, eles podem danificar as folhas de papel e trazer manchas indesejadas.

3- Sem luz solar

O contato com a luz do sol pode fazer com que seu livro desbote e fique com lombada e capa tortas.

4- Sem umidade

Mantenhas os livros longe de paredes frias ou que possam atrapalhar a "respiração" de seus livros. A umidade pode até acarretar fungos indesejados.

5- Não posso quebrar lombadas!

Quando você abre seu livro totalmente, ou seja, em um angulo de mais ou menos de 180º você pode danificar a lombada, por isso, procure abrir seu livro num formato de "V", ou seja, em torno de um angulo 70º.

6- Um pouquinho de espaço

Quando guardar seus livros, mantenha um espaço entre cada um, para que o livro possa ficar arejado e manter-se bem bonito.

7- Retirando livros da estante

Quando for pegar um livro, puxe-o pelo meio da lombada e o traga para si, não pegue de uma maneira desajeitada para não danificar a estrutura.

8- Odor

Quando os livros não são limpos e ficam sempre fechados, tendem a ter um péssimo cheiro, para evitar essa ocasião deixe o objeto em um local seco, com sombra e ventilado por umas horas.

9- Na hora de manusear...

Sempre quando for utilizar seu livro, tenha certeza que suas mãos estão limpas, se sua mão estiver suada ou molhada vai danificar as páginas. Ah, e não se esqueça de NÃO umedecer os dedos quando for virar as páginas.

10- Na hora de limpar...

Para limpar os livros você tem várias opções, veja três delas abaixo:

* Use uma flanela seca, caso a sujeira seja só uma poeira que seja tirada com facilidade. Passe a a flanela suavemente sobre o livro, nada de forçar muito.

* Use a flanela úmida, caso o seu título precioso esteja com sujeiras que estejam dando trabalho para retirar. Tenha muito cuidado ao usar o item úmido, por isso não passe nas folhas e tenha muito cuidado com a capa.

* Use uma escova grande de cerdas macias para "varrer" poeiras que sejam difíceis de tirar ou estejam em cantinhos onde a flanela não alcança. Passe a escova com delicadeza e procure escovar todos os lugares.

P.S.: Lembre-se de folhear os livros para arejar!

Para limpar a estante é bem simples, veja abaixo:

* Passe um paninho úmido em toda a estante para retirar a sujeira. Procure não usar produtos para não ficar resíduos, mas caso realmente precise procure passar um pano levemente úmido após a limpeza.

* Caso não esteja com muito tempo, ou você esteja fazendo aquele limpeza de dia de semana, passe um papel higiênico na estante para tirar o excesso de pó.

36 comentários:

  1. Suas dicas são preciosas, muito úteis! Algumas eu já praticava, outras não e a partir de agora irei passar a pratica-las. Outra coisa, quais foram os livros que chegaram ~eu curiosa~?

    xx, dozeeetc.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São realmente preciosas, boas pra todos os livros! Eu prático todas, tenho o maior cuidado com os meus livros, mesmo que eu seja um tanto desastrada. Os livros que chegaram foram: Diário da Seleção, Contos da Seleção, Quem é Você, Alasca? e Princesa Adormecida.

      Beijos :*

      Excluir
  2. Aaaai, ameei as dicas. Nunca tinha visto um post assim, todos esses métodos sao muito importantes, nunca tinha pensado nisso. Servem também pra os livros didáticos, ne? Porque meu pai compra todos novos e eu não tenho cuidado, daí no final do ano tão um lixo kkk Obrigada pelas dicas

    www.iamcamilakellen.blogspot.com
    *Rumo aos 200 seguidores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, fico feliz ♥ São mega importantes, muito úteis! Serve pra todo livro, flor. Meus livros didáticos também não são dos melhores, eu não consigo ter o mesmo cuidado com os da escola e com os meus pessoais e aí acaba estragando, mas nunca comprei novos haha!

      Beijos :*

      Excluir
  3. Amei as dicas! Já guardei meus livros empilhados por um tempo, mas sempre que a menina limpava meu quarto, ela empilhava tudo misturado, então acabei desistindo. Hoje eles ficam todos em pés, arrumadinhos no meu quarto. Mas o ruim, é que muito papel em um lugar só, pode dar fungos, e acabar danificando os livros, então devo colocar em um lugar mais arejado, que pegue um pouco menos de sol! Eu sempre tive muito medo de algum livro estragar, que sempre tiro eles da onde estão, mudo de lugar, pra não ficar sempre fechados e empoeirados hahaha!
    http://invasao-de-pandas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, fico feliz ♥ Empilhar errado é um grande erro, sei bem como é isso :c Os meus está num local arejado, mas sempre coloco eles para tomar um ar na sombra e limpo tudo da melhor maneira! Sempre sigo essas dicas, gosto de manter meus queridos como se tivessem sido comprados naquele dia haha!

      Beijos :*

      Excluir
  4. Agora eu sei como posso conserva-los.Adorei o post.Meu livro caiu ontem da escada,faltei morrer..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom saber! Que bom que gostou, fico feliz ♥ Meus livros também já levaram tombos feios, e eu quase tive um ataque do coração!

      Beijos :*

      Excluir
  5. Amei as dicas, servem para muitos os meus amigos, eles só pegam nos meus livros com o seguinte aviso: "Não deixe meu livro cair no chão, se não vc vai r cair tbm.... só q dá janela" (moro em apartamento)

    Kissus http://c-omebackhome.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou ♥ Quase nunca empresto livros, e claro, quando empresto tem que ter um lema: "Machuca meu livro que eu machuco tua cara!"

      Beijos :*

      Excluir
  6. Dicas mais preciosas. Vou até favoritar sjsjsjj ♥
    ((mikicandy))

    ResponderExcluir
  7. Prevejo muitos livros preservados em minha estante, amei as dicas

    http://demonicrabbit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que sim, afinal que não gosta de livros que sejam/pareçam novos? Que bom que gostou, flor!

      Beijos :*

      Excluir
  8. Estou me perguntando como não conhecia o teu blog antes. Ele é lindo nos mínimos detalhes. Que layout incrível! Quer fazer um pra mim (estou brincando sjdaks)?
    Eu adorei essas dicas, são todas úteis e importantes para deixar os livros bem conservadinhos. Confesso não fazer tudo isso, mas a maioria faço sim.

    sugar-purry.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico muito feliz por saber que gostou ♥ Obrigada, de novo :3 Vish, nem foi eu que fiz o layout, já tentei muitas vezes e percebi que só vou conseguir se tiver um professor aushaushuas.
      Que bom que gostou! São realmente bem úteis, e eu confesso que ás vezes me esqueço de cumprir todas, mas meus livros estão bonitinhos no momento...

      Beijos :*

      Excluir
  9. Eu estou muito triste porque meu priminho rasgou a capa do meu livro novo que chegou da Black Friday, mas eu procuro o máximo conservar meus livros, tanto que eles ficam intactos na pratilheira hehehe, uma dica que eu uso em alguns dos meus é que, sempre que eu termino de ler algum livro, e vejo que vou demorar pra reler, eu encapo o livro com papel filme, ele conserva a capa e as folhas.
    Beijos :3
    http://www.b-cake.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério?? Sinto muito por você e por seu livro :c Os meus também ficam intactos, odeio que fiquem sujos, mas sempre tem alguma coisinha que estraga, não é mesmo? Eu nunca encapo meus livros, mas é uma ideia boa...

      Beijos :*

      Excluir
  10. Oiiiiie...Adorei todas as dicas...Morro de ciúmes e tenho extremo cuidado com meus bebês hehehe

    Beijão da Lari <3
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lari!! Que bom que gostou, fico feliz >< Eu também morro de ciúmes hahaha!

      Beijos :*

      Excluir
  11. Ótimas dicas, só que não leio livros, acredita? -3-
    Deve ser essa preguiça que me persegue.

    www.Equalizando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, querida! Também sou bem preguiçosa, mas leio bastante ><

      Beijos :*

      Excluir
  12. MORTE ÀS PESSOAS QUE ABREM O SEU LIVRO EM MAIS DE 90 GRAUS, MORTE LENTA E DOLOROSA.
    A vida de alguém que lê o livro em pdf, compra e só abre pra cheirar. Melhor coisa, o cheiro nunca sai.
    aliás, livros ♥

    Please... Sure. PLEASURE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aushuahsaushuahsa, tenha piedade delas! Cheiro de livro novo é uma delicia ♥

      Beijos :*

      Excluir
  13. Livros são tudo, meus xodós, então, adorei saber um pouco mais sobre como cuidar deles.
    www.dai-sies.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Livros são tão perfeitos que merecem bastante cuidado!

      Beijos :*

      Excluir
  14. Adorei essas dicas, se não usarmos essas maneiras logo nossos livros novinhos estarão feito os de sebo ç_ç Adorei o post!

    www.excepcionalmente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Odeio livros de sebo com todas as minhas forças :p Que bom!²

      Beijos :*

      Excluir
  15. Olá ♥
    Eu também estou sem ideias para post, simplesmente não consigo pensar em nada e isso me deixa um pouco chateada por deixar os meus leitores aguardando uma postagem. Adorei a postagem, eu fiz minha mãe comprar uma estante com livros separados, para que não ficassem com odor, nem sujos.
    Beijos ♥ | Brigadeiro-vintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Também fico um pouco chateada quando isso acontece, mas infelizmente é difícil pensar em postagens sempre :p Que bom que gostou! Assim que eu puder comprarei uma estante, mas agora não dá :v

      Beijos :*

      Excluir
  16. Gente, dá uma peninnha quando a folha amassa e fica meio tronxinha, poxa.
    Faz uma visita, haha. Beijos. - Disturbia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá pena mesmo :c Mas pelo menos tentamos cuidar, afinal, não é mesmo?!

      Beijos :*

      Excluir
  17. Ótimas dicas. Eu tenho poucos livros e mesmo assim não quero abusar, afinal sou em quem pago. Então vou tomar cuidado. So gostaria de ter uma estante ou prateleira, por que os meu ficam deitados.
    Bjs http://flor-estanegra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Eu também tenho poucos e te compreendo perfeitamente. Eu também queria ter uma estante, mas já que não tenho, uso uma parte do meu guarda-roupas e os deixo em pé.

      Beijos :*

      Excluir
  18. ótima dicas ♥ eu tenho um monte de livros, achava que eles estavam bem guardados mas descobri que eu maltrato eles demais; guardo debaixo da gaveta de roupas, ficam cheio de poeira ç3ç mas empilho bonitinho. Pena que é o único lugar que eu tenho para guardá-los ç333ç

    At Morning ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Bem, se estão empilhados de uma maneira correta está bom, mas o caso da poeira só limpando quase sempre :c Eu também só tenho um lugar para guarda-los mas dei um jeitinho de não ficarem feios...

      Beijos :*

      Excluir

Olá, meu caro leitor *u* Fico muito feliz que você veio aqui, leu a postagem vai comentar, mas como em todo lugar, o OFD tem algumas regras básicas.

➜ Comente o que achou, dê sua opinião.
➜ Sem palavras ofensivas, não xingue nem a mim nem a outro leitor.
➜ Deixe o link ou nome do seu blog no final do comentário.
➜ Anônimos tem permissão para comentar.
➜ Pedidos de afiliação podem ser feitos pelos comentários.

Obrigada leitor, seu comentário é muito importante ♥